Para que você construa um texto escrito com destreza, é imprescindível um treinamento contínuo. Aperfeiçoar-se nesse ato é ampliar a sua capacidade de comunicação. E você é capaz de aprimorar essa aptidão.
Inicialmente, diante de uma proposta temática, reflita sobre seu conhecimento de mundo e as leituras realizadas sobre o assunto. Em seguida, selecione os argumentos mais relevantes. Sua avaliação crítica sobre as ideias selecionadas é de grande valia para sua produção textual.
Convém que você, em seguida, organize seus argumentos de forma a transmitir as informações de um modo inteligível. Apresente o tema ao leitor; desenvolva um raciocínio lógico; por fim, retome os argumentos principais e/ou faça sugestões.
É óbvio que sua produção textual precisará ser lida antes de ser re-escrita para a folha oficial de redação. Observe a coerência entre os argumentos; atente ao encadeamento entre eles; faça uma revisão gramatical.
Por fim, submeta seu texto à avaliação de um profissional competente. Caso seja necessário, re-escreva-o.
Refletir, escrever, organizar, encadear, re-escrever - todas essas atividades contribuirão para o seu aprimoramento linguístico como produtor de textos escritos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário