domingo, 24 de agosto de 2014

HABILIDADES PARA ORGANIZAR IDEIAS

   Desenvolve a habilidade para organizar ideias o aluno que esquematiza um roteiro antes de iniciar a redação. Isso porque, ao desenvolver texto, a primeira fase consiste no surgimento de ideias acerca do assunto. Elas surgem, no entanto, embaralhadas, confusas e desconexas. O autor tem dois caminhos a seguir: lançá-las no papel da forma que surgem ou organizá-las, esquematizá-las, selecioná-las: PLANEJÁ-LAS.
   A primeira reação do aluno no momento de compor uma redação é a dúvida que, às vezes, se não controlada, pode levar ao desespero, deixando-o desnorteado. Seguindo alguns passos ou técnicas relativas à organização das idéias, ele pode, no entanto, impedir que a dúvida evolua para tal ponto. O tema surge, geralmente, embaralhado e desconexo. O aluno não se pode deixar desnortear em face do embaralhamento, mas ter calma e maturidade. Não é o fim do mundo! Deve dar um tempo a si mesmo, permitindo que seu pensamento divague, passeando pelo tema. Nesse passeio muitas idéias vão surgindo. Lápis e papel na mão, vai anotando cada um delas, cada palavra ou expressão que lembre o tema a ser desenvolvido.
   A organização de ideias faz parte de qualquer texto, portanto a narração também pode evidenciar um pensamento organizado ou desorganizado. O aluno que se propõe a narrar deve, evitar a ruptura de suas idéias, partir de um plano previamente formulado em que anote, de antemão, o esqueleto de seu texto. Do plano deve constar o lugar, o tempo, os personagens e o fato a ser narrado (em poucas palavras). Convém registrar também o foco narrativo e o tipo de discurso. Isso feito, terá condições de redigir sua narração sem sobressaltos, porque estando pronto o esqueleto do texto, basta completá-lo com o recheio.

Dicas de Redação do Prof. João Vicente
Sistema de Ensino Equipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário