Abordagens de História do Brasil Império no Enem
As abordagens de História do Brasil
Império no Enem são variadas e o uso de imagens é um dos recursos recorrentes.
Publicado por Cláudio
Fernandes Ribeiro
O período imperial brasileiro constitui uma grande fonte de temas para questões do Enem
Olá
pessoal, tudo bem?
Neste texto
faremos a análise de um tipo específico de abordagem das provas de História no Enem. Ultimamente, o Enem
procura construir as questões sobre temas relacionados à História utilizando
outros tipos de recursos além dos fragmentos de textos. O uso de imagens
históricas constitui um destes recursos alternativos. Veremos, abaixo, de que
forma o Enem constrói uma questão de História do Brasil, especificamente sobre
o conteúdo de Brasil Império, valendo-se do uso de imagens.
Mas antes de analisar a questão, precisamos destacar alguns dos temas potencias
para as possíveis abordagens de História do Brasil Império no Enem.
As
disciplinas de Ciências Humanas e, em especial, a História, têm para o Enem a
função de despertar competências como compreensão, crítica e análise de
fenômenos históricos e, também, desenvolver habilidades como o exercício da
cidadania e conscientização dos problemas nos quais os homens estão envolvidos.
O conteúdo de Brasil Império possui vários temas que podem ser abordados no Enem
segundo essas competências e habilidades.
O tema da Independência do Brasil, por exemplo, que
inaugurou o período imperial e colocou Dom Pedro I no poder, pode ser matéria
de uma questão do Enem relativa à identidade cultural brasileira. Isso porque o
Brasil Império dá ao país um status de nação e eleva o sentimento de
nacionalidade dos brasileiros, que se expressa principalmente nas artes, como a
música, a pintura e a literatura. Já o tema das revoltas da época do Segundo Império, como a Revolta Farroupilha, pode ser base para
abordagens no Enem que levem em consideração a legitimidade das contestações do
poder vigente, bem como abordagens que tenham em vista questões ideológicas,
como é o caso da Revolução Praieira. Outro tema que é bastante
abordado é a escravidão. Variados temas, derivados da
escravidão, podem ser base para questões do Enem, desde a situação precária na
qual viviam os negros escravizados, passando pela discussão sobre a abolição,
até chegar a temas relacionados à política de cotas, justiça histórica,
movimento negro e racismo.
Dá pra
perceber que as abordagens da História do Brasil Império no Enem não se detém
especificamente a datas e acontecimentos bem delimitados, mas, muito
frequentemente, problematizam os temas mais complexos do período. Na questão
abaixo, do Enem de 2013, pode-se perceber com esta problematização é feita a
partir do uso de imagens.
Questão do Enem de 2013 sobre o Brasil Império
A questão
acima, que se encontra no Caderno 1 de cor Azul, do Enem de 2013 – com resposta
assinalada na cor verde –, apresenta duas imagens. A primeira, uma pintura de
F. R. Moreaux, representa Dom Pedro I na proclamação da Independência, a outra,
uma fotografia de M. Ferrez, retrata Dom Pedro II já idoso. A questão aborda a
problemática das representações políticas contidas nas imagens dos dois
imperadores e pede que o candidato assinale a alternativa na qual conste a
ideia que cada imagem evoca. Para lidar com este tipo de abordagens, é
necessário saber interpretar imagens, isto é: perceber as circunstâncias nas
quais elas foram produzidas e que tipo de mensagem elas passam.
A primeira
imagem, a de Dom Pedro I, como dissemos acima, é uma pintura que retrata a
Proclamação da Independência. Sabemos que a Independência do Brasil é o
acontecimento que institui o Império no país, isto é, estabelece uma forma de
organização política desvinculada de Portugal, que exige novas formas de se
lidar com os problemas que o Brasil enfrentava. Pois bem, percebemos que a
pintura evoca uma ideia de Dom Pedro I como um líder triunfante cercado pelo
“seu povo” e por ele apoiado. Dom Pedro, na pintura de Moreaux, é o líder que
conduzirá a população a uma nova fase da política brasileira. Na segunda
imagem, a fotografia que retrata Dom Pedro II, observamos um semblante sereno e
imponente. Vemos Dom Pedro II já idoso, sentado de forma elegante. Pois bem,
essa fotografia registra o contexto do auge do II Império brasileiro, onde a
política imperial inaugurada por Dom Pedro I já se encontra estável e o
respeito pela figura do imperador já é fato consumado entre a população do
país.
A
alternativa “B” é a única, das cinco apresentadas, que indica a leitura correta
da imagem. Leitura essa que precisa combinar dois fatores, como mostramos:
análise do contexto (das circunstâncias nas quais a imagem foi produzida) e
observação atenta do que a imagem quer transmitir, uma leitura mesmo – como se
fosse um texto.
Desse modo,
é preciso ficar muito atento ao uso das imagens históricas no Enem. Sobretudo
quando as abordagens exigem uma análise de representações que estas imagens
trazem. Uma boa preparação para a prova do Enem requer estudo dos conteúdos e
atenção às estratégias de elaboração das provas.
Bons
estudos para todos!!
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