terça-feira, 26 de agosto de 2014

ENEM 2014: O QUE ESTUDAR PARA BIOLOGIA

   As questões do Enem relacionadas à disciplina de Biologia, em sua maioria, têm como base acontecimentos atuais e, portanto, são contextualizadas.Paralelamente a isso as habilidades e as competências procuram de uma forma abrangente se relacionar aos conteúdos exigidos. A grande questão persiste: o que estudar?
   Esta é a pergunta mestra que move o pensamento e a ação dos estudantes quando se exige deles o conhecimento. Por ser uma prova feita por pessoas que possuem muitas vezes uma especialidade em determinada área, estas acabam por delimitar o conhecimento exigido estreitando, assim, a visão sobre a Biologia. Sem julgar se isso é bom ou ruim, há que se ter em mente que o Enem foi criado para o aproveitamento total do Ensino Médio, portanto tudo o que se vê durante esse período é importante. Pensando nisso e na amplitude de conhecimentos da Biologia, vamos ver que assuntos podem ser contemplados e como os conteúdos do Portal podem ajudar na compreensão das habilidades.
   Vamos analisar a competência oito que trata especificamente de assuntos ligados à Biologia: “Apropriar-se de conhecimentos da biologia para, em situações-problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas.” 

   Como exemplo do que estudar, serão apresentados conteúdos que poderão auxiliar no entendimento e no estudo da habilidade 28, que preconiza que o aluno deve estar atento às questões ligadas à evolução e ao ambiente.

   Nessa habilidade podemos dividir os assuntos relacionados em quatro categorias:

  • Bactérias e vírus
   O estudante poderá se inteirar de questões atuais referentes a esse assunto por meio do blog (Novos dados sobre E. coli na Europa, Escherichia coli – um novo surto bacteriano, Resistência bacteriana). Também poderá contar com o conteúdo multimídia Bactérias para saber mais sobre suas características, sua estrutura e função no ambiente. Poderá consultar a linha do tempo Epidemias que marcaram a história para visualizar no tempo as principais doenças causadas por vírus e bactérias.

  • Assuntos relacionados à evolução
   Para saber mais sobre aspectos ligados à evolução o estudante poderá ver a linha do tempo sobre a Ciência da Evolução para acompanhar os principais eventos que nortearam essa ciência. Poderá contar com artigos sobre evolução disponíveis no blog (Elefantes, mariposas e seleção natural, Darwin na ABL, Seria a seleção natural um mero acaso da natureza?), ver os conteúdos multimídia As Eras Geológicas para saber mais sobre como a vida foi surgindo em um continuum de tempo, Evolução Humana para acompanhar as principais linhagens ligadas ao homem moderno e as reportagens Darwin 200 anos e Evolução que ajudam a compreender quem foi Darwin e o papel crucial que ele teve na teoria da evolução

  • Assuntos relacionados à filogenia
   Saber o grau de parentesco das espécies sempre foi objeto de estudo nas áreas de arqueologia, biologia, antropologia. A descoberta de um novo dinossauro ou de um hominídeo sempre abre as perspectivas na ânsia de saber o elo entre um grupo e outro. O estudante que se prepara para o Enem poderá acompanhar algumas dessas descobertas por meio do blog (Dino de peso: mais um fóssil carnívoro é descoberto no Brasil, Eodromaeus Murphy – o novo ancestral dos terápodes, Momento de profusão na história dos hominídeos e outros).

  • Eventos ambientais de grande impacto e que geram mudanças adaptativas
   A temática meio ambiente está sempre presente nas avaliações. O ambiente e suas modificações nos trazem o dinamismo das mudanças e suas consequências. Entendê-los é muito importante. O estudante poderá se preparar por meio dos conteúdos multimídia Floresta Atlântica, Biomas e Preservar é preciso,conhecendo as características físicas e biológicas dos ambientes brasileiros. Também poderá entender a partir do especial Biomas brasileiros, a dinâmica dos ambientes naturais do Brasil. Se quiser ainda poderá se informar por meio do blog como as adaptações biológicas interferem na maneira de os animais viverem e se adaptarem à natureza (A biodiversidade oculta, A escolha do par ideal também atinge as aves, Vespas parasitoides x aranhas:quem vence essas batalha na natureza? e outros).

    Dessa forma o preparo poderá acontecer não só em relação ao conteúdo propriamente dito como também à contextualização dele e é isso que se espera em uma prova do Enem. Lembre-se: as questões desse exame geralmente problematizam alguma situação na forma de notícia, informação ou até mesmo a partir de um evento cotidiano, sempre acompanhados por um cenário amplo que vai além do conteúdo.

Fonte: Blog do Enem

Nenhum comentário:

Postar um comentário