sexta-feira, 1 de agosto de 2014

O MODELO ENEM DE REDAÇÃO



MATRIZ DE REFERÊNCIA

Eixos cognitivos (comuns a todas as áreas do conhecimento)
I. Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa.
II. Compreender fenômenos (CF): construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.
III. Enfrentar situações-problema (SP): selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações problema.
IV. Construir argumentação (CA): relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.
V. Elaborar propostas (EP): recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO
Baseada nas cinco competências da Matriz de Referência para Redação, a proposta da Redação do Enem é elaborada de forma a possibilitar que os participantes, a partir de uma situação problema e de subsídios oferecidos, realizem uma reflexão escrita sobre um tema de ordem política, social ou cultural, produzindo um texto dissertativo-argumentativo em prosa.

COMPETÊNCIAS EXPRESSAS NA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DO ENEM E NÍVEIS DE CONHECIMENTOS ASSOCIADOS

I - Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
Nível 0: Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
Nível 1: Demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Nível 2: Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Nível 3: Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nível 4: Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nível 5: Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.

II - Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das varias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
Nível 0: “Fuga ao tema/não atendimento à estrutura dissertativo-argumentativa”.
Nível 1: Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais.
Nível 2: Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Nível 3: Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativoargumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Nível 4: Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativoargumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Nível 5: Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.

III - Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Nível 0: Apresenta informações, fatos e opiniões não relacionados ao tema e sem defesa de um ponto de vista.
Nível 1: Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.
Nível 2: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Nível 3: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Nível 4: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Nível 5: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.

IV - Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Nível 0: Não articula as informações.
Nível 1: Articula as partes do texto de forma precária.
Nível 2: Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Nível 3: Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Nível 4: Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Nível 5: Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

V - Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Nível 0: Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
Nível 1: Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
Nível 2: Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nível 3: Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nível 4: Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nível 5: Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Para facilitar o atendimento às expectativas da grade de correção, em relação às competências 3 e 5, observe a seguinte síntese de procedimentos:

Competência III
Nível 0 - sem defesa de ponto de vista e com incoerência generalizada;
Nível 1 - sem defesa de ponto de vista, mas com alguma coerência relativa ao TEMA;
Nível 2 - com defesa de ponto de vista, mas com argumentos desarticulados e/ou contraditórios;
Nível 3 - com defesa de ponto de vista e com argumentos pertinentes ao PONTO DE VISTA, mas sem AUTORIA;
Nível 4 - com defesa de ponto de vista, com argumentos pertinentes ao PONTO DE VISTA e com indícios de AUTORIA;
Nível 5 - com defesa de ponto de vista, com argumentos pertinentes ao PONTO DE VISTA e com
AUTORIA.

Competência V
Nível 0 - inexistência de proposta OU proposta desvinculada do tema;
Nível 1 - proposta tangencial ao tema OU subentendida;
Nível 2 - recomendação vaga ("as pessoas têm que tomar cuidado");
Nível 3 - proposta pouco conectada ao texto, sem indicação da forma de implementação ("conscientização");
Nível 4 - proposta boa, articulada ao texto, mas não criativa (ou criativa, mas não articulada);
Nível 5 - proposta inovadora, articulada à argumentação e indicando modo de implementação.
Temas das Redações do ENEM – 1998 a 2013

A seguir, você encontrará todos os temas já formulados para o ENEM. Perceba que eles devem ser encarados como problemas para os quais se buscam soluções.
1998 - “Viver e Aprender”
1999 - Protagonismo juvenil: Cidadania e participação social.
2000 - Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional?
2001 - Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito?
2002 - O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais de que o Brasil necessita?
2003 - A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo?
2004 - Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação?
2005 - O trabalho infantil na realidade brasileira.
2006 - O poder de transformação da leitura.
2007 - O desafio de se conviver com a diferença.
2008 – “A máquina de chuva da Amazônia” - Relevância da região amazônica para o meio ambiente e para a economia brasileira.
2009 (prova vazada) – A valorização do idoso
2009 – O indivíduo frente à ética nacional
2010 – O trabalho na construção da dignidade humana
2011 – Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado
2012 – Os movimentos imigratórios no Brasil do século XXI
2013 – Os efeitos da implantação da Lei Seca

FONTE: INEP

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