MATRIZ DE REFERÊNCIA
Eixos cognitivos (comuns a
todas as áreas do conhecimento)
I. Dominar
linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das
linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e
inglesa.
II. Compreender
fenômenos (CF): construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento
para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos,
da produção tecnológica e das manifestações artísticas.
III. Enfrentar
situações-problema (SP): selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e
informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar
situações problema.
IV. Construir
argumentação (CA): relacionar informações, representadas em diferentes formas,
e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação
consistente.
V. Elaborar
propostas (EP): recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para
elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os
valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA
REDAÇÃO
Baseada
nas cinco competências da Matriz de Referência para Redação, a proposta da
Redação do Enem é elaborada de forma a possibilitar que os participantes, a
partir de uma situação problema e de subsídios oferecidos, realizem uma reflexão
escrita sobre um tema de ordem política, social ou cultural, produzindo um
texto dissertativo-argumentativo em prosa.
COMPETÊNCIAS EXPRESSAS NA
MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DO ENEM E NÍVEIS DE CONHECIMENTOS ASSOCIADOS
I - Demonstrar domínio da modalidade escrita formal
da língua portuguesa.
Nível 0: Demonstra desconhecimento da
modalidade escrita formal da língua portuguesa.
Nível 1: Demonstra domínio precário da
modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados
e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da
escrita.
Nível 2: Demonstra domínio insuficiente da
modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais,
de escolha de registro e de convenções da escrita.
Nível 3: Demonstra domínio mediano da
modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com
alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nível 4: Demonstra bom domínio da modalidade
escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios
gramaticais e de convenções da escrita.
Nível 5: Demonstra excelente domínio da
modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro.
Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como
excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
II - Compreender a proposta de redação e aplicar
conceitos das varias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos
limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
Nível 0: “Fuga ao tema/não atendimento à
estrutura dissertativo-argumentativa”.
Nível 1: Apresenta o assunto, tangenciando o
tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços
constantes de outros tipos textuais.
Nível 2: Desenvolve o tema recorrendo à cópia
de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo,
não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Nível 3: Desenvolve o tema por meio de
argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto
dissertativoargumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Nível 4: Desenvolve o tema por meio de
argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto
dissertativoargumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Nível 5: Desenvolve o tema por meio de
argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta
excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
III - Selecionar, relacionar, organizar e
interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de
vista.
Nível 0: Apresenta informações, fatos e
opiniões não relacionados ao tema e sem defesa de um ponto de vista.
Nível 1: Apresenta informações, fatos e
opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.
Nível 2: Apresenta informações, fatos e
opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados
aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Nível 3: Apresenta informações, fatos e
opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores
e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Nível 4: Apresenta informações, fatos e
opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em
defesa de um ponto de vista.
Nível 5: Apresenta informações, fatos e
opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando
autoria, em defesa de um ponto de vista.
IV - Demonstrar conhecimento dos mecanismos
linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Nível 0: Não articula as informações.
Nível 1: Articula as partes do texto de forma
precária.
Nível 2: Articula as partes do texto, de forma
insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos
coesivos.
Nível 3: Articula as partes do texto, de forma
mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos
coesivos.
Nível 4: Articula as partes do texto com
poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Nível 5: Articula bem as partes do texto e
apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
V - Elaborar proposta de intervenção para o problema
abordado, respeitando os direitos humanos.
Nível 0: Não apresenta proposta de intervenção
ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
Nível 1: Apresenta proposta de intervenção
vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
Nível 2: Elabora, de forma insuficiente,
proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida
no texto.
Nível 3: Elabora, de forma mediana, proposta
de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nível 4: Elabora bem proposta de intervenção
relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nível 5: Elabora muito bem proposta de
intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão
desenvolvida no texto.
Para
facilitar o atendimento às expectativas da grade de correção, em relação às
competências 3 e 5, observe a seguinte síntese de procedimentos:
Competência III
Nível 0 - sem defesa de ponto de vista e com
incoerência generalizada;
Nível 1 - sem defesa de ponto de vista, mas com
alguma coerência relativa ao TEMA;
Nível 2 - com defesa de ponto de vista, mas com
argumentos desarticulados e/ou contraditórios;
Nível 3 - com defesa de ponto de vista e com
argumentos pertinentes ao PONTO DE VISTA, mas sem AUTORIA;
Nível 4 - com defesa de ponto de vista, com
argumentos pertinentes ao PONTO DE VISTA e com indícios de AUTORIA;
Nível 5 - com defesa de ponto de vista, com
argumentos pertinentes ao PONTO DE VISTA e com
AUTORIA.
Competência V
Nível 0 - inexistência de proposta OU proposta
desvinculada do tema;
Nível 1 - proposta tangencial ao tema OU
subentendida;
Nível 2 - recomendação vaga ("as pessoas
têm que tomar cuidado");
Nível 3 - proposta pouco conectada ao texto,
sem indicação da forma de implementação ("conscientização");
Nível 4 - proposta boa, articulada ao texto,
mas não criativa (ou criativa, mas não articulada);
Nível 5 - proposta inovadora, articulada à
argumentação e indicando modo de implementação.
Temas das
Redações do ENEM – 1998 a 2013
A seguir, você encontrará todos os
temas já formulados para o ENEM. Perceba que eles devem ser encarados como problemas
para os quais se buscam soluções.
1998 - “Viver e
Aprender”
1999 -
Protagonismo juvenil: Cidadania e participação social.
2000 - Direitos
da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional?
2001 -
Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em
conflito?
2002 - O direito
de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações
sociais de que o Brasil necessita?
2003 - A
violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo?
2004 - Como
garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação?
2005 - O trabalho
infantil na realidade brasileira.
2006 - O poder de
transformação da leitura.
2007 - O desafio
de se conviver com a diferença.
2008 – “A máquina
de chuva da Amazônia” - Relevância da região amazônica para o meio ambiente e
para a economia brasileira.
2009 (prova
vazada) – A valorização do idoso
2009 – O
indivíduo frente à ética nacional
2010 – O trabalho
na construção da dignidade humana
2011 – Viver em
rede no século XXI: os limites entre o público e o privado
2012 – Os
movimentos imigratórios no Brasil do século XXI
2013 – Os efeitos
da implantação da Lei Seca
FONTE: INEP
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