domingo, 10 de agosto de 2014

ESPANHA VAI ABOLIR VESTIBULAR UNIFICADO PARA ESTRANGEIROS EM UNIVERSIDADES

Rio de Janeiro

A Espanha aboliu o vestibular unificado para estrangeiros que desejam ingressar em uma das universidades do país. A medida foi publicada Boletim Oficial do Estado (BOE) neste mês. Com a liberação, o governo espanhol espera atrair cada vez mais estudantes para suas salas de aula, principalmente da América Latina.
A liberação do vestibular, chamado “Seletividade”, será gradual e terminará completamente em 2017, de acordo com a Lei para a Melhoria da Qualidade da Educação (LOMCE). A partir daí, todas as universidades terão autonomia para fazer seus próprios processos seletivos, como ocorria no Brasil antes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como prova única.
Até que o Seletividade seja completamente abolido, os estrangeiros que queiram aumentar suas chances para ingressar em cursos mais disputados como Medicina poderão prestar as provas específicas do vestibular unificado para elevar a pontuação.
Cerca de sete mil estrangeiros ingressam todo ano no ensino superior na Espanha. De acordo com a Unesco, quase 55 mil estudantes de fora cursam atualmente graduação ou pós-graduação no país, sendo a maioria da Colômbia, Itália, Equador, Peru e Marrocos.

A maioria das instituições também espera elevar seu caixa com o fim da prova, chamada de “Seletividade”. Como grande parte dos estrangeiros não contam com cobertura de isenções e incentivos do governo, o gasto por um aluno de fora em uma universidade pode ser até quatro vezes maior que o de um espanhol.

Fonte: O GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário