quarta-feira, 6 de agosto de 2014

ANÁLISE DA REDAÇÃO DO ENEM 2013



ENFIM, A REDAÇÃO DO ENEM 2013

Considerada fácil por muitos, a prova de redação do Enem 2013 trouxe como temática Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil, a necessidade de políticas públicas para a ampliação da Lei, as ações para a implementação dessa Lei, o porquê de ter sido criada a Lei, as consequências imediatas do consumo de bebida alcoólica para o condutor de veículo e para aqueles que atravessam o seu caminho, como deveria ser a conduta adequada dos motoristas, quais as penalidades para aqueles que infringem a Lei, como resolver a situação provocada pela junção de álcool e direção, dentre outras.
Nossa! A prova trazia tudo isso? Você deve estar se perguntando. Não, realmente não trazia tudo isso, mas você poderia ter levado alguns desses argumentos para compor o seu texto.
O tema é atual e muito discutido pela mídia, portanto, deve ser de conhecimento do aluno a implantação da Lei Seca no país, os efeitos benéficos perceptíveis oriundos dessa implantação e exatamente a que essa Lei se refere. Informações com essas poderiam se constituir no ponto introdutório do seu texto.
O que, certamente, fará o diferencial na sua redação é a forma como você abordou a questão, qual sua tese sobre o assunto, quais os argumentos elencados que farão com que o seu ponto de vista seja aceito, e com uma proposta de intervenção coerente para resolver a problemática desenvolvida em seu texto.
Não ficar no senso comum na argumentação e dialogar com outras vozes e outras informações não contempladas no texto, no gráfico e na figura de apoio também fará a diferença na sua redação e, certamente, na sua avaliação.
Dependendo daquilo que foi desenvolvido por você na redação, a adoção de medidas socioeducativas para o condutor poderia ser uma dica de proposta para solucionar os muitos problemas originados da mistura de bebida e direção. Lembre-se de que as redações serão avaliadas de acordo com cinco competências: domínio da norma-padrão da língua escrita; compreensão da proposta de redação e aplicação de conceitos de diversas áreas do conhecimento para desenvolver o tema; capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações para defender um ponto de vista; conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação (coerência e coesão); e elaboração de intervenção no problema abordado, respeitando os direitos humanos. Segundo o MEC, haverá maior rigor na avaliação dessa prova que em anos anteriores. Assim, prova com assunto que nada tem a ver com o tema proposto, redação com até 7 linhas, texto com formato diferente do texto dissertativo-argumentativo, redação que apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto ou que desrespeite os direitos humanos na proposta de intervenção, receberá nota zero.
Esperamos que você tenha feito uma boa prova, nós continuaremos na torcida para que seu sonho de ingressar em um curso superior se realize logo!
Bom fim de semana, e lembre-se: se for dirigir, não beba.

Rosangela Villa é Dra. em Linguística da língua portuguesa, com atuação em Sociolinguística.
É professora do Mestrado em Estudos de Linguagens, Mestrado em Estudos Fronteiriços e do Curso de Letras da UFMS.
Contato para sugestões: coisasdalingua@diariocorumbaense.com.br.

Fonte: Diário Corumbaense

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