ENFIM,
A REDAÇÃO DO ENEM 2013
Considerada fácil por muitos, a prova de
redação do Enem 2013 trouxe como temática Efeitos da implantação da Lei Seca no
Brasil, a necessidade de políticas públicas para a ampliação da Lei, as ações
para a implementação dessa Lei, o porquê de ter sido criada a Lei, as
consequências imediatas do consumo de bebida alcoólica para o condutor de
veículo e para aqueles que atravessam o seu caminho, como deveria ser a conduta
adequada dos motoristas, quais as penalidades para aqueles que infringem a Lei,
como resolver a situação provocada pela junção de álcool e direção, dentre
outras.
Nossa! A prova trazia tudo isso? Você deve
estar se perguntando. Não, realmente não trazia tudo isso, mas você poderia ter
levado alguns desses argumentos para compor o seu texto.
O tema é atual e muito discutido pela mídia,
portanto, deve ser de conhecimento do aluno a implantação da Lei Seca no país,
os efeitos benéficos perceptíveis oriundos dessa implantação e exatamente a que
essa Lei se refere. Informações com essas poderiam se constituir no ponto introdutório
do seu texto.
O que, certamente, fará o diferencial na sua
redação é a forma como você abordou a questão, qual sua tese sobre o assunto,
quais os argumentos elencados que farão com que o seu ponto de vista seja
aceito, e com uma proposta de intervenção coerente para resolver a problemática
desenvolvida em seu texto.
Não ficar no senso comum na argumentação e
dialogar com outras vozes e outras informações não contempladas no texto, no
gráfico e na figura de apoio também fará a diferença na sua redação e,
certamente, na sua avaliação.
Dependendo daquilo que foi desenvolvido por
você na redação, a adoção de medidas socioeducativas para o condutor poderia
ser uma dica de proposta para solucionar os muitos problemas originados da
mistura de bebida e direção. Lembre-se de que as redações serão avaliadas de
acordo com cinco competências: domínio da norma-padrão da língua escrita;
compreensão da proposta de redação e aplicação de conceitos de diversas áreas
do conhecimento para desenvolver o tema; capacidade de selecionar, relacionar,
organizar e interpretar informações para defender um ponto de vista;
conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da
argumentação (coerência e coesão); e elaboração de intervenção no problema
abordado, respeitando os direitos humanos. Segundo o MEC, haverá maior rigor na
avaliação dessa prova que em anos anteriores. Assim, prova com assunto que nada
tem a ver com o tema proposto, redação com até 7 linhas, texto com formato
diferente do texto dissertativo-argumentativo, redação que apresentar parte do
texto deliberadamente desconectada do tema proposto ou que desrespeite os
direitos humanos na proposta de intervenção, receberá nota zero.
Esperamos que você tenha feito uma boa prova,
nós continuaremos na torcida para que seu sonho de ingressar em um curso
superior se realize logo!
Bom fim de semana, e lembre-se: se for
dirigir, não beba.
Rosangela
Villa é Dra. em Linguística da língua portuguesa, com atuação em
Sociolinguística.
É
professora do Mestrado em Estudos de Linguagens, Mestrado em Estudos
Fronteiriços e do Curso de Letras da UFMS.
Contato
para sugestões: coisasdalingua@diariocorumbaense.com.br.
Fonte: Diário Corumbaense
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