CUIDADOS PESSOAIS
Depois de tanto esforço, é importante tomar alguns cuidados para não ser eliminado no vestibular.
1. Releia com atenção o Guia do Candidato (horário das provas, material, etc.).
2. Visite com antecedência o local onde você irá realizar as provas.
3. Defina o meio de transporte que utilizará nos dias de realização das provas.
4. Tire duas cópias autenticadas da carteira de identidade e comprovante de inscrição (guarde-as em casa).
5. Durma cedo (2 ou 3 despertadores diferentes, por precaução).
6. Tome alguns cuidados com a alimentação.
7. Mantenha-se atualizado por meio do noticiário da imprensa.
8. Tenha confiança e calma que a vitória virá.
NA VÉSPERA, CONCENTRAÇÃO!
Dificilmente você aprenderá alguma coisa de um dia para outro. Mas é interessante que dê uma espiada em algumas anotações, se isso o deixar menos ansioso. Não invente de, justamente no dia que antecede a prova, experimentar um leitão à pururuca com torresmo e ficar fora de combate por 72 horas. Dê preferência a alimentos leves, de fácil digestão. E, por favor, durma cedo!
NO DIA, AQUECIMENTO!
Pelo menos no dia da prova, siga os conselhos de sua mãe, ou da sábia vovó: tome um café reforçado, faça um almoço leve e saia de casa com tempo suficiente para chegar ao local de prova, sem afobação. Tranqüilidade é o lema.
NA HORA, VOCÊ JÁ SABE!
Não se apavore com as questões que você não sabe e que estão no início da prova. Dê uma olhada geral e comece a resolver os assuntos que você domina. Deixe um relógio à mão, mas nada de ficar de olhos pregados nos ponteiros. Se sobrar tempo, não entregue a prova sem antes dar uma boa revisada nela, especialmente na prova de redação.
Preencha o gabarito com cautela. Marque as respostas a lápis e depois pinte o gabarito, conforme as orientações dadas.
DEPOIS, RELAXE!
Nada de voltar correndo para casa e procurar as respostas nas apostilas. Vá direto ao endereço www.expoente.com.br/revistadovestiba, no qual você encontrará o gabarito das provas, com dicas dos professores, e, tão logo saiam os resultados, a lista de aprovados. Acabado todo o estresse, é hora de reunir os amigos para jogar conversa fora e dar um tempo para o corpo e a cabeça, para poder enfrentar as novas etapas que surgirão.
NÃO EXAGERE
Sua capacidade de assimilar informações não é ilimitada. Portanto, não adianta ler sem parar se o cérebro não está mais armazenando informações.
PEQUENOS INTERVALOS
O cansaço e a fadiga são prejudiciais à memorização, por isso, devemos fazer intervalos antes de ficarmos cansados, e você saberá a hora de fazê-los, pois, começará a sentir-se irritado e desatento. Aí então, é benéfico o descanso e, ao contrário do que pensam alguns, não quebrará o ritmo, nem causará dispersão, e sim, lhe dará nova disposição.
LEIA TUDO
Leia livros, revistas e jornais não apenas o material didático. A leitura ajuda a articulação de idéias, melhora o vocabulário e prepara para a compreensão de enunciados na hora da prova.
SEJA MENOS ESPECÍFICO
Em geral, as provas específicas são as mais fáceis para quem vai fazer o exame. Então, dedique um pouco do tempo da reta final às matérias não específicas. É possível que você aprenda algo novo que fará a diferença na hora do vestibular.
EQUILÍBRIO
Todo ser vivo é constituído por corpo e espírito. O corpo é alimentado nas refeições equilibradas e o espírito deve ser alimentado com uma boa fluidez de pensamentos. No período que antecede e durante as provas do vestibular recomendamos passeios nos parques, conversas com pessoas de mais idade que muitas vezes já passaram por problemas que você está vivendo, o abraço sem compromisso e a brincadeira com crianças. Situações como essas estão ao alcance de todos e promovem riqueza espiritual.