Na coluna sobre a redação do Enem
desta semana responderemos perguntas e elucidaremos dúvidas enviadas por
leitores do portal InfoEnem. Porém, primeiramente, gostaríamos de agradecer por
todas as mensagens e pela participação de nossos leitores.
A leitora Laiane Macedo Alves
pergunta se uma eventual mudança da cor da caneta na escrita da redação
interfere na nota final. Laiane, o Enem apresenta, na capa do caderno de
questões do segundo dia de aplicação (prova de redação e de linguagens, códigos
e suas tecnologias; prova de matemática e suas tecnologias), as instruções que
os candidatos devem seguir. Em nenhum item, no caderno de questões do segundo dia do Enem 2013, há qualquer
instrução acerca da cor da caneta com que a redação deva ser escrita.
No entanto, há uma instrução sobre a
assinatura dos candidatos nos espaços próprios no cartão-resposta e na folha de
redação. Os candidatos devem assinar seus nomes nestes espaços com caneta
esferográfica de tinta preta. Portanto, já que há esta norma, a redação pode
ser redigida com uma caneta de tinta preta, mas não há nada que proíba o uso de
uma caneta de cor azul, por exemplo.
O ideal é que a redação seja escrita
de caneta preta ou azul, mas não vemos motivos para que uma eventual mudança na
cor interfira na nota. Porém, como imprevistos acontecem, sugerimos que os
candidatos levem mais de uma caneta da mesma cor caso uma falhe.
A Jurema Otilia de Oliveira, em sua
mensagem, nos pergunta se o candidato que não optar por inserir um título em
sua redação pode ser prejudicado, já que o título é opcional.
Jurema, no Guia do Participante
sobre a redação no ENEM, publicado em 2013, há a afirmação de que o título não
é uma marca obrigatória na dissertação-argumentativa, ou seja, segundo este
documento, o candidato que não intitular seu texto não será prejudicado, isto
é, não terá descontos na nota por isso. Caso haja um título, esta redação não
pode ser beneficiada apenas por isso, já que ele é facultativo.
Já o leitor Fábio Pires nos enviou a
seguinte mensagem:
Caso eu insira três perguntas na
minha introdução, devo responder todas no mesmo parágrafo da argumentação ou
devo criar três parágrafos de desenvolvimento para respondê-las?
Fábio,
caso estas três perguntas tenham respostas que representem toda a fundamentação
argumentativa da sua redação, ou seja, se elas são as bases para todas as
estratégias argumentativas que você selecionou para embasar a sua tese, seria
interessante dedicar um parágrafo para cada uma das respostas a fim de
analisá-las e aprofundá-las de maneira adequada.
No entanto, caso as respostas destas
perguntas condensem apenas uma estratégia argumentativa, somente um parágrafo
seria o suficiente, mas é fundamental ressaltarmos que esta é uma resposta
genérica para um questionamento genérico. O ideal e o mais adequado seria uma
correção e uma análise acerca deste aspecto em relação a uma redação concluída,
isto é, escrita e real e não apenas em relação a uma suposição. Por isso,
procure seu professor de Língua Portuguesa e converse com ele a este respeito.
Até a próxima semana!
*CAMILA DALLA POZZA
PEREIRA é graduada e mestranda em Letras/Português pela Universidade
Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente trabalha na área da Educação
exercendo funções relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e
Redação. Foi corretora de redação em em importantes universidades públicas.
Além disso, também participou de avaliações e produções de vários materiais
didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da Educação (MEC).
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