1)
A comunicação escrita deve ser usada somente quando estritamente
necessária. Havendo realmente a necessidade de escrever, faça-o em seu
caderno ou por e-mail e só use papel solto, em último caso.
2)
Quando estiver em dúvida se um papel deve ou não ser guardado, a
resposta já está dada: jogue no lixo. Papel importante não gera dúvida
quanto ao seu arquivamento. O caderno, por outro lado, é seu aliado nas
revisões.
3)
Nunca faça anotações em papéis soltos. Esses papéis ou são perdidos ou
ficam amontoados sobre a mesa. O ideal é utilizar um bloco de anotações
ou mesmo o caderno da matéria, ou matérias.
4)
Crie o hábito de arrumar a sua mesa, livros, apostilas e cadernos, no
mínimo, uma vez por semana. O ideal é arrumá-la todos os dias, logo ao
chegar ou antes de sair:
•
ao chegar, você tem a possibilidade de encontrar alguma matéria, lição
ou exercício que deveria ter sido resolvido ou estudado no dia anterior e
já se programar para resolver a questão;
•
antes de sair, você tem a possibilidade de constatar que ainda não
resolveu tudo que deveria e, se ainda for possível, resolver;
5)
Não cometa o preciosismo de subdividir demais os assuntos; isso
dificulta tanto o arquivamento quanto as consultas na hora do estudo;
6)
Efetue a sua análise considerando: os resultados individuais em cada
matéria, os resultados após a segregação das atividades e a relação das
atividades com os seus objetivos educacionais e pessoais. Importante:
• Analise a sua performance no tratamento de cada matéria:
- quanto tempo você levou para concluir cada lição?
- esses tempos estão satisfatórios?
- você tem deixado muitas dúvidas sem solução?
• Separe todas as atividades realizadas em quatro categorias e analise os tempos gastos em cada uma:
- atividades rotineiras;
- atividades planejadas;
- atividades não planejadas: as surpresas, retrabalho, etc
- atividades desperdiçadoras de tempo: interrupções, bate-papos e atrasos.
•
Pergunte-se: quais são meus objetivos educacionais e pessoais?
Considerando a sua resposta, reveja todas as atividades realizadas
perguntando-se: esta atividade tem relação com os meus objetivos?
Após essa simples verificação, você tem condições de concluir, por si só, o que deve fazer e como fazer!
O planejamento do seu tempo vai fazer você gerenciar e criar uma rotina de forma inteligente.
Um
dos objetivos do planejamento é expor, de forma prática, as
dificuldades a serem trabalhadas nas matérias, os conceitos e os
fundamentos do porquê e certos empecilhos na administração de seu tempo
para o estudo, bem como as ferramentas para planejar e obter resultados
no cotidiano.
Planejando
o seu tempo, você verificará que terá um auxílio para realizar mais e
melhorar o seu desempenho nas matérias. Melhorará a sua concentração e
obtenção de resultados nas provas e exames. Haverá uma diminuição no
nível de estresse e ansiedade, além de melhorar a sua qualidade de vida.
Você vai até evitar as cobranças familiares que ocorrem quando as
coisas não vão bem ou não estão satisfatórias.
Você
sabe que deve administrar e gerenciar o seu tempo e, de acordo com sua
necessidade, saberá identificar os tomadores de tempo e estabelecer
objetivos. Não esqueça da necessidade de se concentrar e não só de
manter-se ocupado. A concentração é fundamental para o seu rendimento.
Lembre-se da importância de fixar metas e atingi-las, de definir
prioridades e utilizar os recursos tecnológicos a seu favor a fim de
ganhar tempo nos estudos diários. Você vai ter que planejar e adquirir
novas atitudes e hábitos para conquistar seus objetivos e mais qualidade
de vida.
Artigo de Carlos Rocha
Fonte: http://www.vestibular1.com.br
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