Conheça todas as
habilidades requeridas para a prova de redação do Enem. A seguir mostramos tudo
o que preciso para conquistar a banca
O Exame Nacional do Ensino
Médio (Enem) é formado por quatro provas e uma redação. Diferentemente de
outros vestibulares, a prova do Enem não é dividida por disciplinas. A
avaliação é separada por habilidades e competências.
A seguir, vamos mostrar
como atender a todas as exigências para você se dar bem no dia da prova e
produzir uma redação nota 1000. Vamos lá?
As
cinco habilidades cobradas na redação do Enem
1.
Domine as normas do seu idioma
O
candidato precisa dominar a língua portuguesa em sua modalidade escrita e em
registro formal na redação. Portanto, na hora escrever sua redação, respeite a
norma culta da Língua. Para não cometer nenhuma gafe, algumas dicas são
bastante úteis:
• Primeiramente,
seja objetivo. Escreva de forma clara e direta.
• É recomendável
que o estudante tenha um vocabulário amplo e não cometa muitas repetições de
palavras ao longo da redação. Por isso, o hábito da leitura é tão importante.
• Nada de gírias
ou marcas de uma conversa oral – “Aê”, “Show”, “Maneiro”, “putz”.
• Não invente
palavras, muito menos informações. Valorize seu conhecimento.
• Conjugue os
verbos da forma correta. Respeite o uso do plural e o do singular.
• Use a
preposição adequada a cada verbo: “assisti ao filme”, “fui ao médico”, “esperei
por ela”.
• Pontue
corretamente.
• Posicione os
pronomes da forma adequada: “dizê-lo”, “comê-la-ei”, “o faço”.
• Fique atento
aos sinais de acentuação. Não deixe de rever as regras do Novo Acordo
Ortográfico.
• Toda vez que
precisar dividir as sílabas de uma palavra, observe se fez a separação seguindo
as regras gramaticais.
2.
Tenha certeza de que entendeu o tema principal
O
aluno que não compreender a proposta de redação, infelizmente, vai amargar uma
nota zero na redação do Enem. A prova do Enem requer que o estudante mostre que
entendeu o tema principal da redação. Nesse caso, preste atenção aos seguintes
aspectos:
• Leia mais de
uma vez a proposta da redação (ou tema) e os textos de apoio, os chamados
“textos motivadores”. Assim, você terá uma base de como fazer o seu próprio
texto.
• Nunca copie as
ideias, muito menos os trechos, dos textos motivadores. Lembre-se de que a
banca que irá corrigir a redação quer ver sua criatividade, visão e
conhecimento sobre o assunto.
• Antes de começar
a escrever, faça uma análise sobre tudo o que foi lido. Defina se você concorda
ou discorda sobre o tema apresentado. Pense em como a questão será abordada e
qual o principal ponto de vista a ser explorado.
• Para garantir
um texto claro e coeso, liste seus argumentos e organize todas as ideias.
• Cada parágrafo
deve conter uma ideia, que será desenvolvida até o fim. Concluído o raciocínio,
passe para o próximo parágrafo.
• Leia somente a
introdução e a conclusão do texto. As ideias apresentadas no início foram
retomas no parágrafo final?
• Utilize seu
conhecimento e todas as leituras que você tiver feito sobre o assunto. Isso vai
mostrar que você é uma pessoa bem informada.
• Preste bastante
atenção para não fugir do tema. Se isso ocorrer, não tem jeito, por melhor que
seja o texto, sua nota será zero.
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3.
Embase os seus argumentos
Essa
etapa refere-se ao processo de seleção, organização, interpretação de
informações, fatos e opiniões para embasamento de ponto de vista na redação.
Nesse
caso, é a estrutura do seu texto que será analisada. O corretor vai avaliar se
o seu argumento e ponto de vista estão suficientemente claros e se você
defendeu sua posição. Para isso, é essencial desenvolver a capacidade de
organizar o pensamento e colocar suas ideais no papel de forma coerente.
4.
Posicione os termos linguísticos de forma coerente
O
que está em jogo aqui é a condução do texto. O profissional que corrigir
sua redação vai avaliar se você utilizou elementos linguísticos de forma a
encadear todas as frases e parágrafos. A construção textual precisa estar clara
o bastante para não confundir o leitor.
Para
alcançar tal nível de fluidez no seu texto, alguns pontos devem ser considerados:
• Substitua os
termos ou as expressões por pronomes, advérbios ou artigos – “Eu vi ele – Eu o
vi. / • Marcos não estava porque Marcos era bom. – Marcos não estava porque era
bom. / Ela foi à rua dela, porque na rua dela estava uma farmácia. – Ela foi na
rua dela, onde havia uma farmácia.”.
Substitua
expressões por antônimos, sinônimos, entre outros.
• Além disso,
elimine termos repetidos, ou que sejam fáceis de descobrir com a leitura –
“João é meu amigo e (João) é legal.”.
• Tente não
cometer erros como: usar preposições ou advérbios com sentido incorreto ou
colocar duas frases juntas sem que haja qualquer conexão entre elas.
5.
Como concluir uma dissertação argumentativa
Criar
proposta de solução para a questão central da redação, respeitando os limites
dos direitos humanos. É isso que vai contar nesse item.
Você
elaborou uma pergunta no começo da redação, certo? No final do texto, ela
precisa ser respondida para mostrar seu posicionamento sobre o que foi exposto.
Vamos
relembrar: na introdução, apresenta-se o problema. No desenvolvimento, os
argumentos começam a ser direcionados a fim de explicar a problemática inicial.
Na conclusão é o momento de propor uma solução.
De
toda essa estrutura, os avaliadores irão considerar:
• Se o texto tem
ausência ou presença de proposta;
• Se o texto tem
proposta implícita ou explícita;
• Se a proposta
foi feita com ou sem detalhamento para sua execução.
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