domingo, 14 de setembro de 2014

POEMA CANÇAO DO EXÍLIO GONÇALVES DIAS

Poema Canção do exílio, de Gonçalves Dias, um dos maiores poetas românticos.
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores. 

Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá. 

Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar - sozinho, à noite,
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá. 

Não permita Deus que eu morra,
Sem que volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu'inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá. 

DIAS, Gonçalves Antônio. Canção do exílio.  Disponível em: 
<http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2112 >

Paródia do poema Canção do exílio

O poema abaixo foi escrito nos anos 1970 por Cacaso (pseudônimo de Antônio Carlos de Brito) com o intuito de criticar a ditadura militar instaurada no Brasil. É uma paródia do poema Canção do exílio, de Gonçalves Dias. 

Jogos florais I 

Minha terra tem palmeiras
onde canta o tico-tico
Enquanto isso o sabiá
vive comendo o meu fubá. 

Ficou moderno o Brasil
ficou moderno o milagre:
a água já não vira vinho,
vira direto vinagre. 

Jogos florais II

Minha terra tem Palmares
memória cala-te já.
Peço licença poética
Belém capital Pará.

Bem, meus prezados senhores
dado o avançado da hora
errata e efeitos do vinho
o poeta sai de fininho.
(será mesmo com dois esses que se escreve paçarinho?)

BRITO, Antônio Carlos de. Cacaso - Lero-lero. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário