quarta-feira, 30 de julho de 2014

REITOR DA USP DEFENDE ENEM: “É UM EXAME MUITO BOM”

O reitor da Universidade de São Paulo (USP), Marco Antonio Zago, afirmou na segunda-feira (28) ser um defensor do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Atualmente, o exame do Governo Federal já é utilizado por quase todas as universidades públicas federais como forma de seleção de novos alunos nas instituições. A USP, contudo, sempre se mostrou resistente à adoção do exame.
Questionado pela reportagem se é um defensor do Enem, Zago foi direto. “Sim [sou um defensor]. Eu acho que o Enem é um exame muito bom. A USP já está reestudando o seu vestibular. Não que o vestibular atual seja ruim, mas nós temos que considerar outras opções [de ingresso], e o Enem é uma possibilidade perfeitamente”, afirmou.
Atualmente, a USP já vem estudando novas formas de seleção de estudantes, que hoje precisam se submeter à concorrida prova da Fuvest para conseguir uma vaga na instituição mais prestigiada do País. Na prática, ao considerar o Enem, estudantes de outros estados interessados em estudar na USP podem ingressar mais facilmente na universidade.
Mesmo defendendo o exame, Zago é taxativo sobre a sua implementação imediata como forma de ingresso. “O ingresso da USP precisa ser reestudado. [Mas, é preciso] entender que a USP é uma universidade muito grande, com pensamento muito diversificado. Nada se impõe na USP, você não chega e diz: agora é [para ser] assim. Na USP , você convence as pessoas, você discute. Eu não sou a USP. Eu sou apenas o reitor da USP. É o Conselho Universitário que decide”, diz.
O anúncio de Zago foi feito durante a realização do III Encontro Internacional de Reitores Universia, principal evento de educação do Santander. Realizado no Rio de Janeiro, o encontro reúne mais de 1 mil reitores de todo o mundo, especialmente da Espanha e da América Latina. O eixo principal do encontro é a discussão de novos rumos e o futuro das universidades.
Além do Enem, a instituição também já discute a possibilidade de convites a alunos de escolas públicas que sejam medalhistas em olimpíadas de conhecimento. A adoção de cotas é outra questão que será analisada. Todas essas novas formas de ingresso já podem valer a partir do vestibular 2016. 

Fonte: Ig Educação

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