COMO ESCREVER UM TEXTO DISSERTATIVO EFICIENTE
A prova de redação tem por objetivo verificar a sua habilidade de compreender orientações específicas de elaboração, de interpretar a coletânea apresentada e de organizar seu argumento de forma clara, coesa, coerente e crítica, seguindo padrões da norma culta da língua portuguesa.
Recomenda-se que, primeiramente, você leia com atenção os textos oferecidos pela banca e faça uma breve paráfrase de cada um deles. Isso é importante porque permite identificar o posicionamento dos autores sobre a polêmica, além de delimitar o tema da redação para que você não fuja dele.
Lembre-se de que imagens, gráficos e infográficos não são meramente ilustrativos. A princípio, você pode se utilizar dessas informações em sua argumentação, parafraseando-as ou até transcrevendo-as entre aspas, desde que cite a fonte consultada. No entanto, em exames como o Enem, não é permitido que o candidato copie trechos dos textos da coletânea ou do caderno de questões; nesses casos, a banca dá uma orientação clara nas instruções. Fique atento!
Feito isso, registre as primeiras ideias que lhe vierem à cabeça. Organize o seu texto. Saiba o que vai dizer em cada um dos parágrafos antes de começar a escrever e apresente opiniões coerentes, que se sustentem ao longo da sua argumentação. Selecione informações essenciais para a defesa do seu ponto de vista e evidencie o encadeamento entre elas.
A redação deve não só deixar claro o seu ponto de vista, como também tentar convencer o leitor de que é o posicionamento mais pertinente acerca de determinado assunto. É importante que você não fique “em cima do muro”, mas sim que estabeleça um diálogo cúmplice ou polêmico com os textos da coletânea. Esse é o momento em que você se coloca como uma pessoa crítica e consciente dos temas da atualidade. Você deve tentar ir além de mostrar pontos positivos e pontos negativos sobre aquele problema, assumindo uma posição firme e decidida. Explore as causas e consequências, faça uma analogia histórica ou escolha um exemplo que seja cabível e explique-o, analise-o.
_____________________________________________________________________________
Autora: Professora Thalita Castro
Thalita é professora de Redação no Hexag Medicina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário