terça-feira, 4 de novembro de 2014

A PREPARAÇÃO NO DIA DO VESTIBULAR

     O que ajuda você a se organizar, segurar a ansiedade e chegar bem à prova:
- Durma mais cedo na noite antes do exame. Acorde com tempo, tome o café da manhã, junte os documentos, borracha, lápis, caneta e régua. Saia com antecedência. Quem sai em cima da hora e fica com medo de chegar atrasado tem uma descarga de adrenalina que diminui a concentração.
- Planeje a ordem das provas. A média de tempo para cada questão costuma ser de três minutos. Leia com atenção, resolva o que sabe e deixe o conteúdo que não sabe para o fim.
- Leve um lanche e algo para beber nos dias de prova, como frutas, sanduíche de queijo, barras de cereais, suco de caixinha, água etc. Evite alimentos gordurosos, como frituras, molhos gordurosos e carnes gordas, pois, por serem de difícil digestão, podem causar desconforto gástrico na hora da prova, atrapalhando a sua concentração. Cuidado com o excesso de doce, que pode causar aquela moleza.
- A autoconfiança é decisiva na hora da prova. Você pode até levar aquele amuleto que lhe costuma dar sorte. Porém, o mais importante é acreditar no seu potencial, afinal de contas “você passa porque sabe”.
- Deixe a tensão dos outros com eles. No vestibular, muitos podem ficar nervosos, e ao perceber isso você pode ser influenciado.
- Chegou a hora. Você está com a prova nas mãos. Respire fundo, leias as instruções com calma e comece a resolver as questões. Procure “atacar” logo aquelas referentes a assunto que você domina. Depois, volte para as que vão exigir mais esforço. Deixe um relógio à mão para controlar o tempo, mas não fique de olhos grudados nele, para não aumentar a ansiedade. Tente resolver cerca de 50% das questões na metade do tempo da prova para ficar mais tranquilo.
- Em questões discursivas, escreva as respostas de forma legível. Não tenha pressa e evite fazer rasuras. Marque com força o local das respostas para as questões objetivas: os computadores podem não conseguir ler aquela resposta certa só porque a tinta da sua caneta estava acabando, por exemplo. E lembre-se: você fez tudo o que podia.
Você passa porque sabe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário