quinta-feira, 2 de outubro de 2014

6 PONTOS FUNDAMENTAIS NA REDAÇÃO DO ENEM 2014



O mês de outubro chegou e, assim, estamos a um pouco mais de um mês do Enem 2014. Este momento é o ideal para o candidato dedicar-se às revisões dos conteúdos das disciplinas e, em termos de redação, de atualizar-se sobre temas que foram pauta recentemente e de escrever prestando mais atenção e tendo mais cautela em alguns pontos.

1. Cumprimento do Tema
            Para se obter a nota máxima, é fundamental que o candidato cumpra o tema integralmente. Como exemplo, o tema da redação do Enem 2013 foi “Os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil” e, neste caso, o candidato deveria ter escrito uma dissertação-argumentativa que explorasse, justamente, os efeitos, os resultados, as consequências da implantação da Lei Seca no Brasil, concordando ou discordando desta implementação e propondo uma ação de intervenção social para esta temática a fim de abrandar a lei (caso discordasse da mesma) ou de torná-la mais rígida.
            O candidato que redigiu uma redação abordando outra lei, como a Maria da Penha, por exemplo, ou que abordou a Lei Seca de outros países, esquecendo-se do contexto brasileiro ou, ainda, que escreveu sobre a legislação brasileira em geral não cumpriu o tema de maneira integral e, portanto, o tangenciou.
            Já o candidato que escreveu sobre meio ambiente, sobre as manifestações de junho de 2013, sobre a Copa do Mundo da FIFA no Brasil ou sobre qualquer outro tema que nada tenha ver com os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil fugiu do tema e, por isso, teve sua redação anulada.
            O fundamental, em relação ao cumprimento do tema, é abordá-lo em todos os aspectos postos pelo comando da tarefa, pois uma prova de redação, nada mais é, do que uma tarefa a ser cumprida. No exemplo que demos, do Enem 2013, a tarefa dada pelo comando era expôr um ponto de vista sobre os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil.

2. Cumprimento do Tipo Textual
            tipo textual requerido pela prova de redação do Enem é a dissertação-argumentativa.    Deste modo, o candidato que escreve um outro tipo textual ou um outro gênero não cumpre este aspecto da proposta e tem o seu texto anulado. Já o candidato que, eventualmente, escrever um texto híbrido, isto é, um texto que mistura tipos ou gêneros textuais terá uma nota muito aquém do esperado, já que a tarefa exige uma dissertação-argumentativa completa e, por isso mesmo, também não deve ser uma dissertação-argumentativa incompleta, sem alguma parte de sua estrutura (introdução, desenvolvimento e conclusão) nem deve existir um desequilíbrio este estas partes, ou seja, uma parte ser melhor desenvolvida do que a outra.
            Portanto, para se obter uma nota máxima na redação do Enem, o candidato deve escrever uma dissertação-argumentativa completa, sem falhas ou desequilíbrios.

3. Cópia Integral dos Textos Motivadores
            A coletânea de textos motivadores do Enem tem dois objetivos: (a) apresentar o tema para aquele candidato que não o conhece ou que teve pouco contato com ele e (b) inspirar e motivar aquele candidato que já conhece e/ou domina aquele tema. Este conjunto de textos não deve ser copiado pelo candidato e sim utilizado de maneira crítica a fim de tecer relações, criar contrapontos, fornecer exemplos etc.
            Deste modo, a redação que não passa de uma cópia integral dos textos motivadores é anulada, pois, quando isto acontece, o candidato apenas copiou ao invés de escrever uma texto próprio.

4. Cópia Articulada dos Textos Motivadores
            Além da cópia integral, a grade prevê a cópia articulada, ou seja, uma cópia dos textos motivadores na qual o candidato conecta partes da coletânea com algumas palavras e/ou construções próprias. Os corretores são capazes de notar quando isto ocorre porque conhecem muito bem a proposta e a coletânea de textos motivadores da proposta de redação e, nesses casos, a nota é muito baixa.

5. Identificação da Redação
            Para haver total isenção e imparcialidade na correção, os corretores não podem e não devem saber quem são os autores das redações e, por isso, as provas não devem estar identificadas com as assinaturas dos candidatos. Em alguns vestibulares, textos identificados são anulados automaticamente, isto é, nem ao menos são lidos pelos corretores. Portanto, para evitar anulações, os candidatos de todos os vestibulares, inclusive do Enem, não devem assinar suas redações.

6. Número Insuficiente de Linhas
            No Enem, dissertações-argumentativas com menos de sete linhas são anulados de maneira automática, assim como as identificadas. Por isso e para escrever um texto completo, com toda a sua estrutura presente e equilibrada, o candidato deve escrever mais do que sete linhas.         Geralmente, uma dissertação-argumentativa completa contém, mais ou menos, 25 linhas. Em seus estudos, o candidato deve ter como objetivo, assim, escrever redações com uma média de 25 linhas ou que usem todas as linhas da folha definitiva, tomando cuidado, claro, para não ultrapassá-las.
            Em alguns vestibulares, textos com até quinze linhas ou menos têm pontos descontados, já que este número de linhas não é suficiente para explorar adequadamente o tema da proposta de redação.
            Atentando-se para estes seis pontos em sua preparação, o candidato estuda de uma maneira mais adequada e focada para atingir a nota máxima na redação do Enem.
            Até mais e bons estudos!

*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada e mestranda em Letras/Português pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente trabalha na área da Educação exercendo funções relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Foi corretora de redação em em importantes universidades públicas. Além disso, também participou de avaliações e produções de vários materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da Educação (MEC).

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