sexta-feira, 31 de outubro de 2014

ESCLARECIMENTOS SOBRE A 5ª COMPETÊNCIA DA REDAÇÃO DO ENEM

   Em textos anteriores, inclusive no da semana passada, discutimos alguns aspectos relativos à proposta de intervenção social da redação do Enem (Clique aqui para ler). E, no texto de hoje, abordaremos esta questão novamente atendendo ao pedido da leitora Maria Clara Jacome que nos enviou uma mensagem com algumas perguntas.
    O Enem tem como característica cobrar e avaliar em sua grade de correção da prova de redação a elaboração de uma proposta de intervenção social, já que os temas das propostas são, geralmente, de cunho social e contextualizadas no cenário brasileiro.
    A quinta competência da grade de correção é a responsável por avaliar a proposta de intervenção social que cada candidato deve elaborar em sua redação e seus níveis de pontuação são os seguintes:


   Tendo em mente a grade de pontuação desta competência, podemos afirmar que a primeira coisa que o corretor atestará é se existe ou não uma proposta de intervenção social na redação que está sendo corrigida. Após esta verificação, caso não haja nenhuma menção a nenhuma proposta de intervenção social, o corretor atribuirá nota zero para este texto; caso haja uma proposta de intervenção social, o avaliador pensará em qual faixa de nota (de 40 a 200 pontos) a redação se encaixa.
    A pontuação máxima na quinta competência – 200 pontos – irá para o texto que elabora muito bem uma proposta de intervenção social que, por sua vez, está relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida na redação; ou seja, a proposta de solução deve estar em consonância com o restante do texto.
    Uma orientação básica para deixar explícita a ligação entre tese e proposta de intervenção social é retomar a ideia principal, a tese, na conclusão e “emendá-la” com a proposta de solução, mostrando coerência entre as duas.
    Outra dica importante é que quanto mais detalhada estiver a proposta de solução, melhor. Assim, é fundamental sinalizar os personagens envolvidos na realização e na viabilização da proposta de solução.
  Tomemos como exemplo a proposta de redação do Enem 2013: “Os efeitos da implementação da Lei Seca no Brasil”; caso o candidato, em seu texto, admita a importância da implantação da referida lei, mas afirme que ações mais efetivas devem ser tomadas para que o número de acidentes e vítimas diminua, ele deveria atribuir um tipo de atitude para cada agente. Por exemplo, ele poderia sugerir que o Estado, em parceria com ONGs, promova nas escolas e nos cursos de formação de condutores campanhas de conscientização sobre o perigo de dirigir alcoolizado.
    Portanto, uma proposta de intervenção social nota máxima é aquela que está muito bem elaborada e detalhada, sinalizando o que cada um deve fazer, e em consonância com a tese e com os argumentos desenvolvidos ao longo do texto.
    A segunda faixa de nota desta competência – 160 pontos – é destinada às propostas de solução que estão bem desenvolvidas, isto é, para aquelas que são boas, mas que poderiam ser melhores se estivessem mais detalhadas.
   Já a terceira faixa de nota – 120 pontos – é atribuída às redações que apresentam propostas de intervenção social medianas ou razoáveis, ou seja, para aquelas que estão pouco desenvolvidas.
   A partir da quarta faixa de nota – 80 pontos – além do mau desenvolvimento, há incoerência entre a proposta de solução e a tese e os argumentos desenvolvidos ao longo do texto. Normalmente, esta nota é atribuída a textos que não cumprem adequadamente o tema da proposta de redação. Neste caso, a proposta de intervenção social está elaborada de maneira insuficiente e não condiz com a articulação desenvolvida no restante do texto. Nestes casos, por exemplo, o candidato aponta uma solução na introdução, mas na conclusão aponta outra e pouca relacionada com o desenvolvimento do texto em si.
   A quinta faixa de nota – 40 pontos – diz respeito a propostas de intervenção social precárias e/ou vagas, isto é, sem nenhum desenvolvimento e detalhamento e, portanto, sem nenhuma progressão.
    Todos os candidatos ao Enem devem preocupar-se com a quinta competência, pois muitas redações têm notas baixas devido ao mau cumprimento da proposta de intervenção social.


*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada e mestranda em Letras/Português pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente trabalha na área da Educação exercendo funções relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Foi corretora de redação em em importantes universidades públicas. Além disso, também participou de avaliações e produções de vários materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da Educação (MEC).

Fonte: InfoEnem
 

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

CONJURAÇÃO BAIANA - O QUE FOI, RESUMO, CAUSAS, LÍDERES

Praça da Piedade - Salvador

O que foi
Também conhecida como Revolta dos Alfaiates, a Conjuração Baiana foi uma revolta social de caráter popular ocorrida na Bahia em 1798. Teve uma importante influência dos ideais da Revolução Francesa. Além de ser emancipacionista, defendeu importantes mudanças sociais e políticas na sociedade.

Causas
- Insatisfação popular com o elevado preço cobrado pelos produtos essenciais e alimentos. Além disso, reclamavam da carência de determinados alimentos.
- Forte insatisfação com o domínio de Portugal sobre o Brasil. O ideal de independência estava presente em vários setores da sociedade baiana.

Objetivos
- Defendiam a emancipação política do Brasil, ou seja, o fim do pacto colonial com Portugal;
- Defendiam a implantação da República;
- Liberdade comercial no mercado interno e também com o exterior;
- Liberdade e igualdade entre as pessoas. Portanto eram favoráveis à abolição dos privilégios sociais e também da escravidão;
- Aumento de salários para os soldados.

Líderes
- Um dos principais líderes foi o médico, político e filósofo baiano Cipriano Barata.
- Outra importante liderança, que atuou muito na divulgação das ideias do movimento, foi o soldado Luís Gonzaga das Virgens.
- Os alfaiates Manuel Faustino dos Santos Lira e João de Deus do Nascimento.

Quem participou
- O movimento contou com a participação de pessoas pobres, letrados, padres, pequenos comerciantes, escravos e ex-escravos.

A Revolta
A revolta estava marcada, porém um dos integrantes do movimento, o ferreiro José da Veiga, delatou o movimento para o governador, relatando o dia e a hora em que aconteceria.
O governo baiano organizou as forças militares para debelar o movimento antes que a revolta ocorresse. Vários revoltosos foram presos. Muitos foram expulsos do Brasil, porém quatro foram executados na Praça da Piedade em Salvador.

Você sabia?
 - A Conjuração Baiana é também chamada de Revolta dos Alfaiates, pois muitos destes profissionais participaram do movimento.

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

A REDAÇÃO NO ENEM: DICA DA ALUNA NOTA 1000 E DO SAS

 


DICAS ENEM - SAS (SISTEMA ARI DE SÁ)


 
 


SABÃO MAGNÉTICO: UMA SOLUÇÃO PARA DERRAMAMENTO DE PETRÓLEO

Por Bárbara Borba Moraes e Bárbara Espínola 
 
Comentários de
Alessandro Haus, químico do portal
Marshal Mori Cavalheiro, físico do portal   
 
    Quando acontece um derramamento de petróleo, toda a biodiversidade é afetada nas diferentes zonas do ecossistema marinho, além de prejudicar os habitantes que residem próximo das áreas atingidas.
   Os impactos ambientais causados por esse tipo de acidente influenciam a cadeia alimentar: o óleo reduz a passagem dos raios solares, afetando diretamente os organismos fotossintetizantes, já as substâncias tóxicas são ingeridas pelos animais aquáticos e pelas aves, que apresentam problemas sérios de contaminação, podendo levá-los à morte.
    O vazamento de petróleo não causa apenas prejuízos ambientais, mas também de ordem econômica, pois são elevados os gastos para tentar conter o óleo e limpar os oceanos e as regiões litorâneas, além do prejuízo para quem vive da pesca.
    A preocupação com esse tipo de desastre ecológico fez com que os cientistas desenvolvessem um produto para tentar minimizar os estragos causados por esses acidentes: o sabão magnético.

O sabão magnético

 
    O magnetismo é uma área da Física que contribuiu em muito para melhorar nossas condições de vida. Graças a ele podemos produzir energia elétrica, há componentes eletrônicos que possibilitam produzir eletroeletrônicos. No entanto, o magnetismo não se restringe apenas a essas áreas, como é o caso do sabão magnético, criado recentemente pelos cientistas.
    Ele consiste em uma substância onde temos sais ricos em ferro, que estão dissolvidos em água. Esses sais, devido à presença de ferro, são sensíveis à aplicação de campos magnéticos externos. O que os cientistas fizeram foi misturar essa substância em um sabão funcional, por exemplo, um detergente líquido. Esse detergente poderia ser utilizado em derramamento de óleo. Ele seria lançado sobre o óleo e facilmente coletado após o uso, reduzindo o impacto ambiental e, o mais importante, haveria uma limpeza efetiva do local atingido pela substância poluente.
    No vídeo a seguir, entenda melhor o funcionamento do sabão magnético. Neste experimento, é utilizada uma resina biodegradável formada por castanha-de-caju e mamona, criada por uma equipe da UFRJ, para remover petróleo da água em caso de derramamentos.

 
Por Marshal Mori Cavalheiro, físico do portal.
 

A descoberta do sabão magnético

    Na indústria, o termo técnico de sabão é surfactantes. Há muito tempo os químicos trabalham para conseguir controlar os sabões. Ou seja, melhorar sua capacidade de dissolver óleo em água e depois poder removê-lo integralmente.
    Para chegar ao desenvolvimento do sabão magnético, os pesquisadores passaram por estudos como sabões sensíveis à luz e ao dióxido de carbono, além de entender as alterações no pH, na temperatura ou na pressão dos sabões. Contudo, após muitas pesquisas os estudiosos perceberam que a inovação mais marcante do processo foi a produção de sabão sensível a um campo magnético. Essa conclusão é bastante pertinente, já que a adição do sabão magnético pode ser feita por meio da dissolução de ferro em uma grande variedade de materiais inertes, como compostos de íons de cloreto e brometo, que são encontrados em amaciantes de roupa e nos enxaguantes bucais, por exemplo.
Por Alessandro Haus, químico do portal.
 

Alguns derramamentos de petróleo da história

 

Arte: Zeymar Olszewski
 
 
Fonte: Portal Educacional
Guerra do Golfo, Kuwait, Golfo Pérsico (janeiro/1991)
Massa: 1 milhão e 360 mil toneladas
 

MUNDOS INVISÍVEIS: LAVOISIER, O PAI DA QUIMICA

 
Fonte: YouTube - Fantástico

EQUILÍBRIO IÔNICO DA ÁGUA


 O equilíbrio iônico da água é dado pela equação: 
 
 
Para esse equilíbrio:
 
 
 
 
                                
Exercícios resolvidos 
 
1. Qual o pH de uma solução cuja concentração hidrogeniônica ([H+] é 10-8 ?
 
Resolução
2. Determine o pH de uma solução 0,005M de ácido sulfúrico?
Resolução
 

3. O volume do estômago de um adulto varia de 50 mL quando vazio a 1 L quando cheio.Considerando-se que o volume do estômago é 450 mL e que seu conteúdo é uma solução aquosa com pH igual a 2, calcule:
(Massas molares em g/mol: Na = 23,0; H = 1,00; C = 12,0; O = 16,0; Cl = 35,4.)
a) quantos mols de H+ estão contidos no estômago;
b) quantos gramas de hidrogenocarbonato de sódio serão necessários para neutralizar a acidez do estômago, supondo-se que todo H+ é proveniente do ácido clorídrico, um ácido forte.

Resolução
 
A)
pH = -log[H+]
2 = -log[H+]
-2 = log[H+]
H+ = 10-2
H+ = 0,01 mols/L
 
0,01mols..............1 litro
x mols.............0,45 litro
 
x = 0,45 . 0,01
 
x = 0,0045 = 4,5.10-3
 
B)
NaHCO3 + HCl -> NaCl + CO2 + H2O
1 mol  ______  1mol
      x  ______  4,5 ·10-3 mol

x = 4,5 ·10–3 mol NaHCO3
 
n = m/M -> 4,5 ·10-3 = m/84
 
m = 3,78.10-1g

A QUÍMICA DO BAFÔMETRO


É um aparelho usado pelos policiais para analisar o nível alcoólico de alguns motoristas suspeitos de embriaguez. O motorista deve soprar com força no canudinho, que conduzirá o ar de seus pulmões para um analisador contendo uma solução ácida de dicromato de potássio. O álcool presente no “bafo”, é convertido em ácido acético conforme mostra a equação de óxido-redução abaixo:
 
Nesta reação o etanol é oxidado a ácido acético e o cromo, inicialmente amarelo-alaranjado devido ao íon cromato é reduzido ao íon crômico de cor verde. Medindo a intensidade dessa mudança de cor (que é feita por um medidor contido no aparelho) é possível determinar o nível de álcool no sangue do motorista. O limite máximo permitido no Brasil é 0,6 g de álcool por litro de sangue.
 

LIGAÇÃO IÔNICA

RESUMO DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS

  


 

ENEM 2014: DICAS UNIVERSIA BRASIL

  • Fonte: Universia Brasil

    Candidatos do Enem 2014 já podem acessar cartões de confirmação de inscrição

    27/10/2014
    Cartões de confirmação das provas do Enem 2014 já podem ser conferidos. Candidatos devem informar CPF e senha
  • Fonte: Shutterstock

    Entenda como História da Arte pode ser cobrada no Enem 2014

    24/10/2014
    Descubra como analisar as obras e quais os artistas você deve atentar para o Enem 2014
  • Fonte: Shutterstock

    4 temas polêmicos que podem ser cobrados na redação do Enem

    23/10/2014
    Confira quais assuntos foram amplamente discutidos este ano e que, por isso, podem ser abordados neste ano no exame
  • Fonte: Shutterstock

    Conheça técnicas de relaxamento para o ENEM 2014

    23/10/2014
    Psicoterapeuta compartilha estratégias para controle do nervosismo
  • Fonte: Shutterstock

    Entenda como manter o bom relacionamento familiar às vésperas do ENEM 2014

    23/10/2014
    Estresse e pressão podem ser fatores de brigas entre pais e filhos
  • Fonte: Universia Brasil

    Cuidado: falsos e-mails sobre erros no cartão de inscrição do ENEM circulam pela internet

    21/10/2014
    Candidatos devem ficar em alerta para a onda de circulação do falso e-mail. Entenda
  • Fonte: Universia Brasil

    Saiba em quais áreas você deve focar para tirar uma boa nota no ENEM

    16/10/2014
    Entenda como diferentes fatores, como estudos e rotina influenciam no seu desempenho
  • Fonte: Shutterstock

    Saiba quais são os erros que podem desclassificar sua redação do ENEM

    14/10/2014
    Confira as atitudes que você não pode tomar se quiser ter nota 1000 na redação do Enem 2014
  • Fonte: Shutterstock

    Confira dicas infalíveis para se sair bem na redação do ENEM

    14/10/2014
    Veja os 5 passos para fazer um texto nota 1.000 na redação do Enem 2014
  • Fonte: Shutterstock

    Entenda a metodologia do ENEM e saiba como conseguir um bom resultado

    14/10/2014
    Saiba como resolver as situações-problema exploradas pelo Enem

  • |< 1 2 3 4 5...17>|

    UNIVERSIA BRASIL: Notícias de atualidade

    sábado, 25 de outubro de 2014

    ENEM 2014: NAZISMO

    Leia o fragmento a seguir. 
     
    Ao mesmo tempo o Partido Nazista estendeu sua área de atuação para fora da Alemanha, abrindo agências em 83 países. Uma delas foi criada no Brasil, em 1928, com sede na cidade de São Paulo [...] De São Paulo, o Partido Nazista expandiu seus limites e chegou a ter sedes em 17 estados brasileiros, a maior parte nas regiões Sul e Sudeste. Em 1937, quando atingiu seu auge em terras brasileiras, o grupo nazista chegou a contar com 2,9 mil filiados, a maior parte formada por imigrantes alemães.
     Ana Maria Dietrich. Nazismo Tropical? O partido nazista no Brasil. São Paulo, 2007. [Tese de doutorado].
     
    Considerando o texto sobre a expansão internacional do nazismo, assinale a alternativa correta. 
    (a)  A ideologia nazista se restringiu aos países europeus, principalmente àqueles com população de origem ariana.
    (b)  As agências nazistas brasileiras recrutavam, em sua maioria, a população mestiça, vide a ligação com o Integralismo.
    (c)  No Brasil, o movimento teve participação majoritária de imigrantes alemães, haja vista o maior número de agências no Sul e Sudeste.
    (d)  Iniciou-se após a ocupação alemã na Polônia e o início dos conflitos da Segunda Guerra Mundial.
    (e)  As agências nazistas espalharam-se de maneira uniforme pelo território brasileiro. 
     
    Alternativa: C
    Deve-se relacionar o texto às informações que apontam a localização das agências nazistas no Brasil e os grupos que se filiavam a essas agências, bem como as características da imigração dos estrangeiros para o Brasil.

    ENEM 2014: INTERTEXTUALIDADE

    A intertextualidade leva os textos a dialogarem entre si. Leia os textos “Nel mezzo del camin” (texto I), do poeta parnasiano Olavo Bilac, e “No meio do caminho” (texto II), do modernista Carlos Drummond de Andrade, a seguir.
    Texto I

    Cheguei. Chegaste. Vinhas fatigada
    E triste, e triste e fatigado eu vinha.
    Tinhas a alma de sonhos povoada,
    E a alma de sonhos povoada eu tinha...
     

    E paramos de súbito na estrada
    Da vida: longos anos, presa à minha
    A tua mão, a vista deslumbrada
    Tive da luz que teu olhar continha.
     

    Hoje, segues de novo... Na partida
    Nem o pranto os teus olhos umedece,
    Nem te comove a dor da despedida.
     

    E eu, solitário, volto a face, e tremo,
    Vendo o teu vulto que desaparece
    Na extrema curva do caminho extremo.

    Disponível em: <www.casadobruxo.com.br/poesia/o/olavo16.htm>. Acesso em: 27 fev. 2013. 
    Texto II

    No meio do caminho tinha uma pedra 
    tinha uma pedra no meio do caminho 
    tinha uma pedra 
    no meio do caminho tinha uma pedra. 
     

    Nunca me esquecerei desse acontecimento 
    na vida de minhas retinas tão fatigadas. 
    Nunca me esquecerei que no meio do caminho 
    tinha uma pedra 
    tinha uma pedra no meio do caminho 
    no meio do caminho tinha uma pedra

    Disponível em: <www.horizonte.unam.mx/brasil/drumm3.html>. Acesso em: 27 fev. 2013.
     
    Pela própria questão temporal, pode-se afirmar que Drummond retomou o texto de Bilac de forma crítica. Sob essa perspectiva, é correto concluir que:
    ( a )  Drummond manteve o quiasmo proposto por Bilac nos dois primeiros versos, porém enquanto este o faz com um vocabulário coloquial, aquele se utiliza de termos formais.
    ( b )  o poeta modernista, como era de uso à época, enfatizou o decassílabo com apenas dois versos curtos. Bilac, em seu soneto, automaticamente também fez uso do decassílabo.
    ( c )  o próprio título aponta que parnasianos eram alvos das críticas modernistas, o que se pode notar pela repetição de “no meio do caminho” e “tinha uma pedra”, como se algo estivesse batendo em um obstáculo.
    ( d )  o verbo ter usado em lugar do verbo haver e a incorreção na forma pronominal de esquecer são manifestações coloquiais que atualizam um olhar moderno, já aceitável pelos parnasianos.
    ( e )  os termos fatigado e fatigada, do texto I, retomam a expressão “minhas retinas tão fatigadas”, do texto II.
     
    Alternativa: C
    Os modernistas buscavam construir a identidade nacional e, para isso, era necessária nossa independência cultural. “Macaquear a sintaxe lusitana”, como dizia Manuel Bandeira, era uma prática parnasiana, por isso tal escola era atacada pelos modernos. O poema “No meio do caminho” busca demonstrar a existência dos obstáculos no caminho da nova escola, a fim de criticar e levantar a crítica de outrem. Fazê-lo com “Nel mezzo del camin”, importante poema de Bilac, foi realmente uma afronta. Mas é nesses casos que a crítica se faz mais efetiva.

    ENEM E VESTIBULARES